De certa forma qualquer tipo de energia é vinda do sol direta ou indiretamente e poderia ser chamada de energia solar. A energia hidrelétrica, eólica, da biomassa, dos combustíveis fósseis, por exemplo, são todos, formas indiretas de energia solar porque precisam de alguma forma do sol para existir, chama-se de energia solar àquela proveniente da obtenção direta de energia do sol, seja por absorção do calor feito pela sua radiação (energia térmica) usada em aquecimentos de fluidos ou ambientes na geração de potência mecânica ou elétrica, ou ainda, convertendo-a diretamente em energia elétrica por meio de materiais chamados de termoelétricos e fotovoltaicos.
A forma mais difundida de geração de energia através do sol é a geração de energia térmica por meio de concentradores ou coletores solares para o aquecimento de água e posterior utilização em chuveiros, por exemplo.
Os concentradores alcançam temperaturas mais altas sendo usados para secagem de grãos e produção de vapor que também pode ser aplicado para gerar eletricidade nas turbinas a vapor. Ele capta a energia térmica solar em uma área relativamente grande e depois a centraliza em uma região muito menor aumentando notadamente a temperatura nesta região.Pela obrigação de concentrar o calor em uma região menor os concentradores têm a forma de uma antena parabólica feita com material refletor onde a parte a ser aquecida fica no centro.
No entanto este sistema exige a operação paralela de um sistema de orientação (para que a “antena” fique sempre virada para o sol) o que aumenta muito seu preço.
O painel solar é um sistema composto por placas dispostas em conjuntos que irão consumir a radiação solar. Este sistema, por causa da baixa ocorrência solar sobre a superfície terrestre, possui uma eficiência menor, sendo, muitas vezes, necessários vários metros de placa para produzir o calor desejado.
O modo de obtenção direta de energia através da luz solar, conhecido como efeito termoelétrico é conseguido através da junção de dois materiais que, quando aquecidos, provocam uma diferença de potencial entre as extremidades, gerando corrente elétrica. Entretanto o rendimento é baixo e o custo do material muito alto o que não facilitou sua utilização comercial.
E, o efeito fotovoltaico onde a excitação dos elétrons de alguns materiais na presença de luz solar faz corrente elétrica.
A energia obtida com os dos processos descritos acima é totalmente pura, ou seja, não produz qualquer tipo de poluente.
A grande duvida é ainda o fato de que todos estes sistemas têm um grau de eficiência que ainda é baixo se comparado a outros meios, exigindo grandes áreas de rateamento de luz solar para a obtenção de energia de forma que viabilize o projeto. Quer saber mais sobre a energia solar e suas vantangens, indicamos esse artigo aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário